Preparação para escalar o Monte Fuji: entenda as rotas e o que levar
Quando comecei a me planejar para ir pro Japão, e vi que era possível subir o Monte Fuji, já me empolguei logo. Fui falar com meu tio pelo face e ele me disse que já tinha subido 2 vezes e que poderia me levar! Noooossa, topei na hora.
Ele só meu deu um alerta: “você tem preparo físico?”. E como eu estava na minha época de super atleta, combinei que faríamos a subida num fim de semana para que ele pudesse ir comigo.
Por conta do mal tempo, não conseguimos ir no primeiro fim de semana em que eu estava lá. E com muita sorte, porque o tempo não tinha melhorado tanto assim, conseguimos subir. Lá estava igual ao Rio de Janeiro: passa a semana toda fazendo maior solzão, chega fim de semana o tempo fecha! haha!
Era na verdade, o último dia do ano em que a estação de Escalada estava aberta. Saímos de Ise em direção à Shizuoka no sábado, fim da tarde…
Íamos pegar meu primo em Shizuoka e seguir para o Fuji de carro. Devido ao mal tempo, tivemos que deixar o carro no pé da montanha e subir de táxi (lá tem táxi autorizado, com motoristas especialistas em subir a montanha com condições de neblina péssimas) até a 5ª parada (2.305 mt).
Planejando a Subida ao Fuji
Uma coisa interessante é que você não sobe a partir da base do monte, e sim, da 5ª parada que fica bem acima da metade do caminho.
Quando for planejar sua subida ao monte Fuji, você deve ter em mente algumas coisas:
- Existem 4 rotas principais para subir: Yoshida (amarela), Subashiri (vermelha), Gotemba (verde) e Fujinomiya (azul). A entrada da Yoshida fica na província de Yamanashi, enquanto as outras ficam em Shizuoka.
- Roupa térmica: calça e, pelo menos, uma camisa térmica ajudam a controlar o frio. Enquanto você sobe, vai sentir um calorão, por conta do esforço físico. Mas tem momentos que bate cada rajada de vento… que cacete! Doem os ossos. Ainda mais se você tiver que esperar lá na última parada, para ver o sol, ou até mesmo se parar pra descansar, vai precisar de uma boa roupa térmica!
- Tênis apropriado: vá com um tênis de trail. O solado é mais grosso e robusto e o cano é um pouco alto. Isso auxilia a evitar torsão (principalmente na descida) e também não machucar o pé com as pedras no caminho.
- Preparo físico: é ideal ter um pouquinho de preparo físico pra que a subida não seja assim, tão árdua. Não precisa ser nenhum Iron Man não, mas sair de uma vida sedentária para encarar o Fujisan, é muita loucura!
- Comida e bebida: ao longo do caminho existem as paradas. São casas que vendem comida, bebida, tem banheiro e até hospedagem. Mas os preços não são tão legais. Então é bom levar algumas comidinhas e água na mochila. A gente levou chocolate e uma barrinha chamada “Calorie Mate”, específica pra comer enquanto faz exercícios e precisa de energia. Fazer um pit stop em alguma dessas paradas pra tomar um chá/café quentinho, vale a pena!
- Cajado: se você já faz trilha, já deve ter um bastão de apoio. Mas, eu sugiro (mesmo pra quem já tenha) comprar o cajado de madeira que eles vendem na 5ª parada. Porque ao longo da subida, em cada parada, você pode pagar para eles “carimbarem” seu cajado, com um metal quente, é muito irado! Você pode até pensar que não precisa do cajado, mas, vou te falar, que na descida ele é essencial! Ah, o cajado custa em torno de 10 USD, e cada carimbo uns 2 a 4 USD. É uma ótima recordação!
- Protetor solar/óculos de sol: parece até brincadeira, mas a junção do sol e do frio lá em cima queima legal! Então melhor se prevenir!
- Cachecol/toalhinha: tenha algo pra enrolar no pescoço, seja para os momentos frios ou para secar o suor. Nos momentos de calor, o suor escorre.
- Meias: use duas! As extremidades têm que estar bem aquecidas e o pé sofre muito com os pedregulhos. Então 2 meias, além de esquentar, aliviam o impacto e atrito com o tênis.
- Luvas: eu comprei luvas na subida, apesar de estar com umas que minha tia me emprestou. Acontece que a parada é tão úmida que minhas luvas encharcaram e meus dedos adormeceram por causa do frio. Então lá por volta da 8ª ou 9ª parada, tive que comprar outro par de luvas. Dica: leve 2 pares!
- Corta-vento: tanto faz se for casaco, calça ou até mesmo aquelas mantas corta-vento. Mas tenha um. Principalmente se for esperar lá no topo pelo nascer/pôr-do-sol. Como viram no vídeo aí em cima, lá venta muuuuito.
- Lanterna para cabeça: dica especial pra quem pretende subir à noite. A trilha é demarcada, tem cordas orientadoras ao longo do caminho, mas o terreno é bem acidentado. Uma luz vai cair muito bem nesse caso!
- Oxigênio em lata: quando meu tio me falou isso eu ri. Mas sério, pra quem tem problema respiratório ou quer subir numa velocidade legal, sem ter que parar muito, a lata de oxigênio (estilo bombinha de asma) é uma ótima solução. Te falar… da 9,5 parada até a 10ª foi sofrido. Andava 100 metros e dava falta de ar.
- Dinheiro: levem dinheiro vivo. Lá em cima nas paradas eles não aceitam cartão. Se for usar banheiro, comer algo, beber, dormir, ou apenas carimbar seu cajado, vai precisar de uma grana… Além disso, é comum doar cerca de 1000 yen para ajudar na conservação do monte!
- Máscaras descartáveis: sabe aquela máscara de hospital? Que é a mesma que os japoneses usam quando estão doentes? É recomendado você levar uma pra usar na descida. Se você pegar um dia com bastante gente na trilha, vai subir uma poeirada da galera descendo. Aí a máscara vai te ajudar a respirar melhor.
- Adesivo Kairo: esse, é só uma sugestão. Coisa de Japonês! ahhah! É um adesivo térmico que você cola na sua roupa pra esquentar… Eu não usei isso não, mas vi e achei interessante comentar, já que não é uma coisa muito comum aqui pra gente, mas que é uma mão na roda pra quem não quer investir em roupa de frio.
- Lenço de papel: principalmente para as mulheres, mas recomendo sempre andar, em qualquer situação, com um lenço de papel na mochila. Os banheiros nem sempre tem papel, já que é costume do povo japonês andar com papel na bolsa.
- Mochila: afinal pra carregar tudo isso aí em cima, vai precisar de uma! Até porque, conforme for subindo, você vai sentir calor, vai sentir frio, tira casaco, coloca casaco… Enfim, leve algo grande o suficiente pra caber suas roupas, mas sem ser nada pesado demais pra não te prejudicar na subida.
Se pretende fazer a Escalada para o Monte Fuji quando for ao Japão, compartilhe com seus amigos…
E se quiser saber como foi a experiência de subir o Monte Fuji, clique aqui