Crawfish season: nem só de jazz vive Nova Orleans. Conheça esse festival de dar água na boca

Crawfish: experimente essa delícia de Nova Orleans

Para quem me conhece, não foi nenhuma surpresa quando anunciei que minhas férias de 20 dias nos Estados Unidos, se estenderiam, em princípio, por mais 6 meses.
Meu destino não foi a lista das óbvias cidades, na fila do visto americano, que a gente ouve a galera falando o tempo todo: Nova York, Chicago, Miami e por aí vai.

Nova Orleans é a cidade que todo mundo já ouviu falar ou já assistiu algum filme, bem americano, mostrando o Jazz, as casas coloridas e as farras nas ruas. Essa pequena faceta de Nova Orleans é só um terço de uma cidade quase mística e destoante de todo o resto da Louisiana. Por aqui, a música é parte inerente à cultura local. Festivais invadem a cidade e trazem turistas de todas as partes dos Estados Unidos e de todo o mundo. A gastronomia também é uma atração! Se tem uma coisa que o estado de Louisiana sabe fazer bem, é comida.

Assim que eu cheguei, estava perto de terminar o Crawfish Season (temporada de lagostim), que geralmente vai de Janeiro a Julho, dependendo do clima. Afinal, para que a temporada aconteça, depende muito desse fator climático, pois o crawfish precisa de muita chuva e temperaturas altas para vingar.

Minha primeira experiência comendo crawfish foi muito divertida. Uma mesa inteira veio me ajudar: aperta aqui, morde assim e mesmo sem conhecer ninguém naquela mesa, percebi que gastronomia aqui, é muito mais que comer. Na verdade, tem uma série de coisas por trás: o preparo da comida, chamar os amigos, comer e beber juntos em volta da mesa tomando uma cerveja local…

O local onde escolhi fazer meu debute foi o Clesi`s. Um restaurante que adoro no Mid City em Nova Orleans e aproveitei para bater um papo com a gerente Luana Perrota que, além de simpática e querida, é brasileira do Rio de Janeiro (Sim! E eu não a conhecia do Rio). Luana falou um pouquinho do preparo do crawfish e como a temporada afeta a vida da cidade.

Crawfish e outros Festivais: diversão pura!

A temporada de Crawfish acontece exatamente na mesma época que todos os festivais mais importantes da cidade: Mardi Gras (Carnaval), New Orleans Jazz and Heritage Festival – o famoso festival de Jazz, French Quarter Festival e muitos outros. Segundo a Luana, esse é um momento que a cidade tem bastantes oportunidades de emprego. Com vários festivais acontecendo ao mesmo tempo, tem sempre muita gente circulando pela cidade e na parte gastronômica, a grande estrela do momento é certamente o crawfish. Um sabor apimentado que deixa um gosto incrível de querer mais e mais.

Eu associo afetivamente o crawfish com a própria cidade: muita pimenta, quente e festiva.

Se liga na listinha de ingredientes para o preparo dessa maravilhosidade:

  • Ponha para cozinhar numa panela grande com um cesto, sal, cayenne (pimenta), páprica, cebola em pó, alho em pó, limão siciliano e água suficiente para cobrir os lagostins.
  • Despeje os lagostins no cesto. Leve ao fogo e depois que ferver, cozinhar os lagostins por 15 minutos.
  • Desligue o fogo e deixe os lagostins cozinhando lentamente no líquido por 15 minutos adicionais.
  • Retire e sirva com batatas e milho.

Bom apetite!

Have a nice trip!